A newsletter que te ajuda a entender como as melhores empresas aplicam na prática a Melhoria Contínua.
Cada semana nós vamos desvendar segredos, insights, passo a passos e táticas por trás da aplicação da Gestão Lean.
Share
03 - SMED - Passo a passo
Published about 1 month ago • 2 min read
Como Funciona o SMED ?
Passo a passo de como usar o SMED no dia a dia.
Passo 1 - Capturar a Condição Inicial
Observar e entender o passo a passo.
Nessa etapa, é preciso ter clareza sobre o que deve ser feito do início ao fim do processo. É hora de observar sem se esquecer de nenhum detalhe!
Passo 2 - Identificar Elementos Internos, Elementos Externos e Ajuste
Classificar todos os passos da atividade em elementos internos, externos e ajustes (o que eu faço com a máquina parada e o que eu faço com a máquina rodando).
Ajustes - O ajuste são passos (elementos) que são feitos de parametrização do equipamento/software.
Elementos Externos - são aqueles passos (elementos) que podem ser realizadas antes ou depois da atividade, ou seja não estão completamente atrelados a esta.
Elementos Internos - são aqueles passos (elementos) que não podem ser feitos antes ou depois da atividade, é impossível separá-los da atividade em si.
Passo 3 - Converter os passos internos e externos.
O que é feito com a máquina parada e pode ser feito quando a máquina ainda está funcionando? Quando falamos sobre conversão, estamos falando sobre a preparação que fazemos antes de começar a tarefa, o que pode ser: organizar, pré-encaixar ou pré-moldar, por exemplo.
Apenas essa etapa pode reduzir o tempo de troca em asproximadamente 30%! Ao classificar as tarefas, percebemos que existem atividades que executamos com a máquina parada e que poderíamos fazer com a máquina em funcionamento.
Passo 4 - Kaizen dos elementos internos.
Essa etapa consiste em eliminar desperdícios para sermos mais eficientes quando estivermos lidando com elementos internos. É preciso fazer melhorias nas tarefas que somente conseguimos executar com a máquina parada. Para isso, precisamos entender quais são os ativos críticos do nosso processo.
Passo 5 - Kaizen dos Elementos de Ajustes
Essa estapa consiste em otimizar os as parametrizações ou configurações do software, equipamento ou do ambiente em que a tarefa será executada.
Passo 6 - Kaizen dos elementos externos.
Essa etapa consiste em tentar otimizar algumas tarefas para que possamos ter um tempo menor de parada. Por exemplo, se estamos falando sobre uma pessoa, precisamos preparar o ambiente para que, quando ela começar a executar determinada tarefa, a faça de maneira rápida e eficiente. Assim, de forma indireta, estou otimizando o tempo interno!
Reflexões importantes para simplificar os cinco passos do SMED:
Passo 1 - Como o processo é feito atualmente?
Passo 2 - O que é interno (máquina parada)? O que é externo (máquina rodando)?
Passo 3 - O que eu faço com a máquina parada e que pode ser feito com a máquina funcionando?
Passo 4 - Considerando que algumas tarefas só podem ser feitas com a máquina parada, existe uma forma de fazê-las de maneira mais eficiente e eliminar desperdícios?
Passo 5 - Depois de eliminar desperdícios das atividades feitas com a máquina parada é hora de olhar para as atividades realizadas com a máquina rodando. O que pode ser feito para otimizar essas tarefas? Existe um jeito mais eficiente de colocá-las em prática?
Os cinco passos do SMED podem ser aplicados tanto no contexto da indústria, com máquinas e equipamentos, quanto nas atividades de um indivíduo ou de um grupo, e assim por diante. O importante é entendermos qual o produto e qual o ativo crítico que estamos tentando otimizar.
A newsletter que te ajuda a entender como as melhores empresas aplicam na prática a Melhoria Contínua.
Cada semana nós vamos desvendar segredos, insights, passo a passos e táticas por trás da aplicação da Gestão Lean.
Como Funciona o SMED ? Vamos conhecer os fundamentos! SMED, ou Single Minutes Exchange of Dies, em Inglês, é um framework (estrutura criada para resolver um problema específico) desenvolvido para nos ajudar a fazer reduções drásticas no tempo de setup (que aprendemos que significa tempo de preparação). Parte da aplicação dessa técnica é proveniente da indústria pesada, principalmente quando falamos sobre máquinas como as prensas. Apesar de sua origem, sua aplicação é sem limites! Podendo ser...
Introdução ao Setup Rápido ou SMED. Passo a passo de como utilizar o SMED para atingir resultados rápidos. SMED Framework Você já ouviu falar de Setup Rápido ou SMED? É um termo comumente usado nas indústrias de grande porte para falar de atividades de Setup ou Preparação. O termo é um pouco complexo e começou a ser usado em 1950 (eu sei, faz tempo!). Mas calma, não precisa se assustar. Se você for buscar tudo que já foi escrito sobre o assunto, vai te levar alguns anos pra conseguir usar....