Você já ouviu falar de Setup Rápido ou SMED? É um termo comumente usado nas indústrias de grande porte para falar de atividades de Setup ou Preparação. O termo é um pouco complexo e começou a ser usado em 1950 (eu sei, faz tempo!).
Mas calma, não precisa se assustar. Se você for buscar tudo que já foi escrito sobre o assunto, vai te levar alguns anos pra conseguir usar.
Então, deixa eu te ajudar a chegarmos de forma mais rápida no resultado, afinal quem não quer ter um processo/empresa mais eficiente, certo?
Esse handbook vai te levar até lá. Em 7 minutos, mais rápido que um episódio da sua série favorita, você vai ser capaz de entender e aplicar o SMED!
Objetivo
Todos queremos melhores processos, maior eficiência, mais resultado e por ai, certo?
Então, a verdade é que a maioria das grandes organizações já usa técnicas como a do SMED para tornar seu processo mais eficientes, mas e o resto? Bom, ai que está a grande oportunidade.
Pra competir em qualquer mercado é preciso eficiência e se você quer competir com os grandes...
Este handbook vai te explicar o conceito de SMED (Single Minutes Exchange of Dies), mostrando sua origem, exemplos e estudos de casos sobre empresas reais.
Você vai descobrir que o SMED não é um bicho de sete cabeças e que pode ser aplicado a empresas de qualquer segmento ou porte. Te mostraremos a aplicação do SMED além da indústria de manufatura. Inclusive, aplicamos o método nos mais diversos setores da indústrias e serviços, com casos no Brasil, Canadá e Estados Unidos.
Vamo lá? Vamos encontrar o caminho para desenvolver a estratégia ideal para sua empresa, melhorar sua gestão e entregar resultados!
O que é Setup? A base do SMED.
Vamos começar construindo juntos o conhecimento. Antes de explicarmos o significado de SMED, precisamos falar sobre algo essencial para a compreensão desse conceito: um elemento chamado de setup.
Setup é a atividade de preparação da máquina, equipamento ou indivíduo. Esta atividade é necessária para entregar o próximo produto ou realizar a próxima atividade.
Setup é o termo que descreve o
tempo de preparação necessário para que possamos produzir algo ou exercer alguma atividade. Podemos considerá-lo como uma mudança de parâmetro, sistema ou equipamento, por exemplo.
História do SMED
O Single Minutes Exchange of Dies surgiu durante a Revolução Industrial, por volta de 1911, época na qual precisamos interagir com máquinas que, por sua vez, tiveram que ser ajustadas e preparadas. Isso quer dizer que era preciso fazer o setup para que uma única máquina conseguisse fabricar produtos totalmente diferentes! O SMED surgiu, então, como uma resposta para simplificar esse dilema!
Em 1970, o SMED já era uma prática bem difundida na Toyota, principalmente durante a etapa de prensa de materiais. Então, nesse momento, um japonês chamado Shigeo Shingo publicou um livro que espalhou para todo o planeta os benefícios desse framework.
Agora que você já sabe a história da técnica, vamos entender quais são as vantagens da sua aplicação em nosso dia a dia!
Com certeza, uma vez que você aprender o framework você será capaz não só de aplicar o SMED em qualquer processo, seja ele de manufatura ou serviços, como também será capaz de aplicar o SMED nas atividades que você executa.